Essa é uma pergunta muito comum e ela varia principalmente de acordo com a modalidade da compra, ou seja, se é uma compra " à vista", paga no ato da escritura junto ao Cartório de Notas ou no se é uma compra através de financiamento.
Vamos lá:
-> Para uma compra com pagamento "à vista" as despesas são:
* Certidão do Imóvel atualizada (obtida no Cartório de Registro de Imóveis);
* ITBI - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - 2% sobre o valor avaliado pela Prefeitura Municipal;
* Cartório de Notas: Escritura;
* Cartório de Registro de Imóveis: Registro do imóvel.
Esses valores variam de acordo com a avaliação da Prefeitura Municipal.
-> Para compra de imóveis financiados as despesas são as seguintes:
* Certidão do Imóvel atualizada (obtida no Cartório de Registro de Imóveis);
* Despesas no agente financeiro (CEF ou outro banco): Avaliação do imóvel feita por um Engenheiro credenciado, pesquisas cadastrais de Comprador(es) e Vendedor(es), produto oferecido pelo banco (seguro de vida ou título de capitalização);
* ITBI - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - 2% sobre o valor pago com recursos próprios e 0,5% sobre o valor financiado;
* Cartório de Registro de Imóveis: Registro do imóvel.
Em ambos os casos, nós da Expansão Imobiliária acompanhamos todo o processo e damos todo o suporte necessário para o perfeito andamento da negociação até sua conclusão.
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